“Natchup”, produto cearense premiado internacionalmente na Sial Paris 2018, será pré-lançado dia 27 de novembro, na Universidade Federal do Ceará (UFC)

27 de novembro de 2018

Já pensou em saborear um catchup feito à base de acerola, totalmente natural e com um sabor delicioso? Agora, isso já é possível! O “natchup”, como foi batizado o novo produto, foi desenvolvido após dois anos de pesquisa no Centro de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma parceria público-privada, entre UFC e a empresa cearense de polpas Frutã, proporcionou o surgimento do produto que, no mês passado, ganhou o Selo Innovation 2018 na Sial Paris – maior feira de alimentos do mundo. Apenas duas empresas brasileiras conquistaram a premiação, sendo a cearense uma delas. Para marcar as conquistas, o pré-lançamento do “Natchup” acontecerá próximo dia 27 de novembro, a partir das 19 horas, no Auditório Castelo Branco, na reitoria da UFC.

Na ocasião, será assinado o primeiro contrato firmado de um produto desenvolvido dentro da Universidade que será comercializado dentro e fora do País. E estarão presentes o reitor da Universidade, Henry de Holanda Campos, sócios-diretores da Frutã, Ana Patrícia Diógenes, Benício Júnior e Leandro Benício, o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado (SindiAlimentos) do Ceará e do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, além de convidados e comunidade acadêmica.

“Natchup” se apresenta como alternativa ao uso do catchup, proporcionando ao consumidor e à indústria alimentícia um produto seguro, saudável e inovador, composto por matérias-primas naturais e sem adição de conservantes artificiais. Um alimento funcional que pode fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e células cancerígenas, estimulando a produção de colágeno, absorção do ferro, com ação anti-inflamatório, rico em fibras, pró-vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

“’Natchup’ você come sem culpa", pois ele é uma alternativa saudável ao catchup. Foi lançando, recentemente na SIAL Paris, ganhando o Selo Innovation Sial 2018. Durante os dias de feira alguns negócios foram feitos com países presentes, como a Coreia do Sul, França e Líbano. É importante para nós, da Frutã, que, além dele ser saudável, seja sustentável”, disse Ana Patrícia. “Nasceu na UFC sendo o primeiro produto desenvolvido na instituição que chegará ao mercado, e queremos continuar essa parceria de sucesso. Por isso, uma parte do que for vendido voltará para UFC e outra parte pra instituições vulneráveis da sociedade como: lar de idosos, abrigo de pessoas de rua, hospital que trata crianças com câncer e abrigo de animais de rua. Quando você adquire o ‘Natchup’, você também faz parte dessa história de cuidado e amor ao próximo. É este sentimento que queremos transmitir!”, completou.

De acordo com o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, a entidade tem como um de seus objetivos, aproximar relação com a Academia (universidade) e, mais especificamente, com as empresas filiadas ao Sindicato. “Foi aí que convidamos o departamento de engenharia de alimentos da UFC para reunião com o objetivo que apresentassem linhas de pesquisas e projetos em andamento. Na ocasião, já marcamos outro encontro, agora na UFC para degustação dos produtos. Foi aí que nasceu o projeto entre Frutã e UFC e o Sindicato como promotor de ligação. Uma parceria que só trará benefícios para o Ceará e para o Brasil”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Os idealizadores do “Natchup” acreditam que todos são responsáveis pela promoção da qualidade de vida. Por isso, este projeto vai além de uma inovação como produto alimentício, pois assumiu o compromisso contínuo de incentivo à pesquisa, responsabilidade social e ambiental. Pensando nisso, ao consumir o “Natchup”, além de desfrutar do seu sabor apaixonante, o consumidor, também, terá a oportunidade de fazer o bem em outros aspectos, pois um percentual da venda deste produto será revertido para a Universidade onde foi desenvolvido, e outra parte para instituições de responsabilidade e vulnerabilidade social.

As instituições que receberão apoio serão de quatro áreas: sociedade protetora dos animais, crianças com câncer, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As entidades serão conhecidas na solenidade.

HISTÓRIA

ano de 2017, deu-se início na Universidade Federal do Ceará o desenvolvimento de um molho natural, com alta concentração de compostos antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, antocianinas e flavonoides. As matérias-primas escolhidas para compor a elaboração são abundantes na região Nordeste do Brasil e essa seleção foi feita considerando as propriedades intrínsecas de cada uma delas (acerola, abóbora, beterraba e especiarias).

Esta pesquisa não teria alcançado a dimensão atual sem a parceria firmada entre Academia e o mercado produtivo (indústria), por meio da professora do curso de Engenharia de Alimentos da UFC, Lucicléia Barros, e a diretora comercial da Frutã, Ana Patrícia Diógenes. Em um momento que se constitui como único, nasce um novo produto, o “Natchup”, que traz em sua essência o desejo de mudança e inovação na forma de um molho totalmente voltado para saudabilidade, sustentabilidade e solidariedade.

FRUTÃ

A Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) é uma empresa genuinamente Cearense, localizada em Jaguaribe. Em 2002, iniciou sua história cultivando frutas tropicais, passando por uma mudança em 2007 ao implantar a primeira Indústria de Polpas Pasteurizadas no Ceará. Atendendo apenas o mercado Cearense até meados de 2010, quando realizou uma grande ampliação em sua estrutura física e um maciço investimento em inovação. Desenvolvendo novos produtos, buscando novos mercados, adquirindo certificações internacionais (ISSO 9001 e 22000), firmando parcerias com instituições de ensino, implantando metodologias inovadoras, sustentáveis e educacionais dentro da organização, para com isso ser viabilizado o objetivo principal.

A Frutã na busca incansável por inovação, já possui algumas parcerias com Instituições de ensino - onde se tem como principal objetivo desenvolver novos produtos- que tenham na sua essência sustentabilidade, saudabilidade e inovação. Após o lançamento, o novo produto fará parte da cartela de produtos oferecidos pela organização em todo o mercado que a empresa já faz parte (parte do Brasil, Alemanha, Bélgica, Portugal, Espanha, França e EUA) assim como, também, em novos.